sexta-feira, 5 de junho de 2009

A transição para o 1º Ciclo


Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (1997), o comportamento das crianças pode variar se estas estiverem num meio novo e na presença de adultos que não conhecem, por isso é sempre necessária uma adaptação quando a criança entra para o 1º ciclo. Ela tem de ser capaz de integrar-se no grupo e também tem de ser capaz de executar e terminar as tarefas.
É fundamental que as crianças que fazem a transição do pré-escolar para o 1º ciclo tenham já variados conhecimentos no domínio da compreensão e da comunicação oral e até algumas noções da linguagem escrita.
A transição do pré-escolar para o 1º ciclo será mais fácil se houver uma boa relalção entre educadores e professores e se estes incutirem nas crianças a curiosidade e a vontade de aprender.
Se houver diálogo e troca de informação entre educadores e professores, haverá uma maior valorização das aprendizagens das crianças. Assim, é importante que os educadores e professores realizem projectos em comum, como visitas das crianças do jardim de infância à escola do 1º ciclo.
A colaboração entre os adultos que têm um papel crucial na educação da criança (pais e professores), será essencial para que as dificuldades que esta possa manifestar sejam ultrapassadas, aquando da entrada na escola.
Para que haja sucesso escolar é fundamental que as aprendizagens sejam estimulantes e significativas para as crianças, de acordo com as características de cada faixa etária.


Referências Bibliográficas:

Ministério da Educação/Departamento de Educação Básica, (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Lisboa: M.E/DEB- NEPE.

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