sexta-feira, 5 de junho de 2009

Caracterização do grupo

Jean Piaget (biólogo, zoólogo, filósofo, epistemólogo e psicólogo) designou o período pré-escolar como estádio pré-operatório, que se estende aproximadamente dos dois até aos sete anos da vida da criança. Nesta etapa, as crianças tornam-se gradualmente mais sofisticadas na utilização do pensamento simbólico, onde predomina a função simbólica (capacidade para utilizar representações mentais como palavras, números ou imagens às quais a criança atribui significado); a compreensão das identidades ( para os mais novos, o mundo está mais previsível e ordenado; as crianças têm consciência de que as modificações superficiais não alteram a natureza das coisas); a compreensão da causa e efeito (torna-se mais evidente que o mundo está organizado; as crianças percebem que podem provocar os acontecimentos); a capacidade para classificar (a organização dos objectos, das pessoas ou dos acontecimentos pode ser efectuada em categorias com significado) e, por último, a compreensão do número (as crianças são capazes de contar e de lidar com quantidades).
Este grupo é composto por vinte e seis crianças, sendo oito rapazes e dezoito raparigas.
As idades das crianças são compreendidas entre os cinco e os seis anos, tendo em consideração que as crianças que possuem cinco anos irão completar seis anos até 31 de Dezembro de 2009.
Quanto às localidades de onde as crianças são provenientes, vinte e três delas são originárias da cidade do Funchal; uma da Ribeira Brava e duas do concelho de Câmara de Lobos.

Referência Bibliográfica:

Soares, I. ( s.d.). O mundo da criança. Lisboa: McGraw- Hill de Portugal, L.da.
Tradução do original em Inglês A child´s world: infancy through adolescence. New York: The McGraw – Hill Companies, 1999).

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