quinta-feira, 18 de junho de 2009

Reflexão

Do decorrer da primeira semana de Prática Pedagógica IV, na Pré da Azinhaga, realizada no mês de Março, podemos efectuar um balanço positivo.
As crianças aderiram às actividades por nós propostas e demonstraram empenho, interesse e curiosidade.
No âmbito das actividades relativas à Transição para o 1º Ciclo do Ensino Básico, tentámos proporcionar-lhes algumas ideias e conhecimentos sobre esta realidade futura, às quais as crianças manifestaram um bom feed-back.
Consideramos a temática abordada fundamental, tendo em atenção que será uma nova etapa que este grupo de crianças irá enfrentar já no próximo ano lectivo.
As outras actividades realizadas durante esta semana, tiveram como tema “ O ciclo vital das plantas”, de acordo com o Projecto Curricular de Sala e também tiveram uma boa aceitação por parte das crianças.
Após a segunda semana de Prática Pedagógica IV, na referida instituição, realizada no passado mês de Abril, foi-nos possível constatar uma boa adesão por parte do grupo de crianças, ao trabalho por nós desenvolvido.
Tendo como tema proposto pela docente desta Unidade Curricular, a “Relação com os pais”, decidimos realizar uma reunião com os pais e encarregados de educação, reunião que teve como objectivo divulgar o trabalho por nós desenvolvido.
Inicialmente estávamos um tanto ou quanto receosas, pois esta foi a nossa primeira experiência a este nível.
Decorrida a reunião concluimos que esta decorreu dentro dos parâmetros estabelecidos e que houve adesão e interesse por parte de alguns dos pais e encarregados de educação das crianças.
Para além da Reunião de Pais, desenvolvemos actividades alusivas aos “Animais e plantas em vias de extinção”, tema que é parte integrante do Projecto Curricular de Sala e sobre o qual as crianças manifestaram grande interesse.
No que diz respeito à relação estabelecida com as crianças desta sala, podemos afirmar que foi uma relação saudável e que através da convivência diária, as crianças (na generalidade) demonstraram respeito, confiança e afectividade.
Relativamente à relação estabelecida com a educadora cooperante, consideramos que esta foi benéfica para nós, pois desenvolvemos um trabalho com base na cooperação. Foi uma experiência gratificante, uma vez que nos ajudou a conhecer melhor aspectos cruciais desta actividade profissional.
Quanto à relação desenvolvida com a auxiliar de acção educativa da sala, foi também saudável, pois esta demonstrou-se sempre prestável.

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