sábado, 20 de junho de 2009

Historia: "Atenção! O ambiente está em perigo!"

Mencionamos, nesta fase da apresentação do nosso blogue, a história com fantoches (ver fig.1),por nós elaborada , relativamente ao tema dos animais e plantas em extinção. Sendo assim, o registo do desenvolvimento da história em epígrafe é o seguinte:


Era uma vez um menino chamado Miguel e uma menina chamada Carlota , que eram irmãos. Num certo dia, o Miguel perguntou a sua irmã:

( Miguel ) : - Carlota, já que hoje não temos que ir a escola porque é sábado, o que achas se formos dar um passeio pela floresta?

( Carlota): - Acho uma ideia espectacular. É sempre muito bom passear e poder ver os animais muito bonitos que na floresta vivem.

E lá foram os dois irmãos passear pela floresta. Quando lá chegaram ficaram muito espantatos e preocupados ao verem um ouriço muito triste e a chorar.

( Carlota) : - Ouriço ... Porque estás a chorar ?! O que aconteceu?

( Miguel) : - O que te fizeram? Estás bem?

( Ouriço) : - Não estou nada bem ... Sinto-me tãooooooooo triste!!!

(Miguel ) : - Porquê amigo ouriço? O que se passa?

(Ouriço) : - Eu hoje estive toda a manhã a limpar o ninho onde vivo e fiquei muito cansado e por isso , pela tarde, resolvi dormir um pouco e quando acordei vi uma coisa horrivel !

( Carlota ): - O quê ouriço?! Diz-nos por favor pois estamos a ficar muito preocupados contigo.

( Miguel ) : - Só queremos te ajudar...diz-nos o que aconteceu.

E o ouriço continou a chorar muito.

(Ouriço): - Quando acordei , o meu ninho estava muito sujo e poluído! Havia muito lixo por todo o lado: embalagens de chocolates; copos de iogurte; garrafas de água... Por isso estou assim...triste e preocupado...

( Carlota) : - Pois é amigo ouriço, tens todas as razões para estar assim. Infelizmente muitas pessoas vêm para a floresta passear e depois deitam o lixo no chão.

( Miguel ) : E isso é muito mau porque os animais podem comer esse lixo e depois ficam muito doentes e podem não resistir e acabam por desaparecer !

(Carlota): Tens toda a razão Miguel. As pessoas deviam ser mais responsáveis e ter mais cuidado com os animais.

(Miguel): Em vez de deitarem o lixo para o chão, deveriam trazer um saco de plástico e aí deitavam o lixo.

(Ouriço) : Amiguinhos vocês têm toda a razão. Se todas as pessoas fizessem isso, os animais iriam ficar mais contentes e não entrariam em vias de extinção.

(Miguel) : E a floresta iria ficar mais limpa, verdinha , muito bonita e feliz.

(Carlota) : Cabe a nós salvar os animais e a floresta!

(Miguel): E também dizer as pessoas para não poluírem o meio ambiente para que os animais não desapareçam, pois eles também merecem viver e serem felizes.

(Carlota): Mas não te preocupes, amigo ouriço, porque eu e o meu irmão vamos falar com as pessoas e dizer-lhes para terem mais cuidado da próxima vez que vierem a floresta.

( Miguel ): Sim...com certeza. Podem contar comigo! E também quando formos para escola vamos dizer a todos os meninos para terem cuidado e para não poluirem o ambiente.

(Ouriço) : Muito obrigado amiguinhos...vocês são os meus heróis!

(Miguel) : Não tens nada que agradecer. É nosso dever fazer com que o mundo seja um pouco melhor.

(Carlota) : E para a próxima vais ver que a floresta vai ficar limpa e sem lixo nenhum.

( Ouriço) : Muito obrigada amigos.

( Carlota): De nada, mas agora temos que ir para casa que está ficando tarde.

(Ouriço): Está bem . Adeus amigos e muito obrigada pela vossa ajuda.

(Carlota e Miguel): De nada. Até à próxima.

(Ouriço): Até a próxima.



A imagem apresentada de seguida diz respeito aos fantoches por nós efectuados, de acordo com a temática abordada no desenvolvimento da nossa história.




Fig.1 Fantoches

Sem comentários:

Enviar um comentário