quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dia 2 de Março, "As plantas e o seu ciclo vital" - Experiências

Neste primeiro dia, realizámos uma pequena introdução ao tema em epígrafe, começando por cortar um feijão ao meio, onde cada criança pôde visualizar as várias partes constituintes desta semente, como por exemplo: o endoesperma e o embrião.

De seguida, desenvolvemos duas experiências cujos títulos foram: “A experiência do feijão no algodão”, onde colocamos um feijão num recipiente com algodão embebido em água e noutro recipiente colocamos outro feijão, mas desta vez sem a presença de água, cujo objectivo era verificar qual dos feijões iria brotar. A outra experiência foi intitulada “O que aconteceu à água? É absorvida pelas plantas? “ Nesta actividade experimental, utilizámos quatro cravos brancos e corante de três cores diferentes (azul, vermelho e verde) (ver Fig.1) que adicionamos, com a ajuda das crianças, à água colocada em três recipientes e o quarto cravo foi colocado num recipiente somente com água (ver Fig.2). A finalidade desta experiência consistia em verificar se a água era absorvida pelas plantas e esse objectivo foi antigido, pois ao fim de algum tempo, os três cravos adquiriram a cor do corante e o cravo que não tinha corante permaneceu branco.

Fig.1 Flores com corante



Fig.2 Flor sem corante


Em seguida, apresentamos alguns dos desenhos ilustrados pelas crianças relativamente ao tema abordado anteriormente:




Sem comentários:

Enviar um comentário