sexta-feira, 5 de junho de 2009

Animais e plantas em vias de extinção


Os animais e plantas em vias de extinção são aqueles dos quais existem apenas alguns exemplares das suas espécies.
Alguns dos animais em vias de extinção em Portugal são o lince-ibérico, o lobo-ibérico e a tartaruga marinha. No que diz respeito às plantas, espécies como o azevinho e o carvalho estão em perigo.
As causas da extinção das espécies animais e vegetais são a caça, a destruição dos habitats naturais, a desertificação, a deflorestação, o aquecimento global, os incêndios e a poluição causada pelo Homem.
Todos estes problemas provocam o desiquilíbrio da cadeia alimentar, o que vai fazer com que ainda mais animais corram risco de se extinguir, uma vez que se um determinado animal não encontra o seu alimento habitual vai ter de se alimentar de outro animal ou até de plantas.
Para evitar que isto aconteça, o ser humano deve proteger os habitats naturais, a caça de determinadas espécies deve ser proibida e deve haver uma consciencialização para que não se poluam as florestas, rios, oceanos, etc.
Assim, é fundamental que as crianças ,desde tenra idade, tenham consciência desta realidade, pois o futuro de algumas espécies pode depender das acções que elas desempenhem quando crescerem.

Referências Bibliográficas:

Almeida, A. (2002). Abordar o ambiente na infância. Lisboa:Universidade Aberta.

Sem comentários:

Enviar um comentário